segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Tour Gastronômico - Curitiba PR

Aproveitei minha estadia em Curitiba para fazer mais um tour gastronômico. 

* Corrientes 348 (Restaurante argentino)
Estava muito a fim de comer polvo. Finalmente matei a vontade. Estava muito bom. Ah, não posso me esquecer das empanadas. São sempre bienvenidas!!


* Café do Mercado - Mercado Municipal de Curitiba. 
Parada obrigatória. Lugar muito simpático com um café delicioso!


Passear pelo mercado municipal de Curitiba se tornou obrigatório desde que me interessei pela gastronomia. Como eu queria que Uberlândia tivesse um mercado do mesmo porte.
Aproveitei para comprar um suco de uva integral rosé. (Procurei em muitos mercados em Uberlândia e não encontrei)
Também comprei uma garrafinha de água de rosas para testar umas receitas gourmet.


* Doce Fado (Padaria e doçaria Portuguesa)
Me derreti pelo pastel de Belém e pelo tachinho do Abade. Nada a ver com os que vemos por aí...


* Chef Vergé
Um pedacinho da França em Curitiba? Que delícia de croissant! Irresistível!


quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Macaron Francês

Vale a pena ler até o final...

Não sei dizer quando e como aconteceu, só sei que me apaixonei. Sim, ele me conquistou de cheio. Macaron o nome dele. Doce francês! Aquela forma arredondada e aquele colorido vivo me encantaram. Teria ido à França para experimentá-lo se fosse assim tão fácil, mas não, a coisa não funciona bem assim. Procurei por ele e o encontrei. Era doce saboroso e diferente de tudo que já havia experimentado. A casquinha crocante e o recheio macio me surpreenderam e o sabor da farinha de amêndoa me deixou impressionada. Só experimenta-lo não era suficiente, eu tinha que tentar reproduzi-lo. 
Não tenho uma cozinha profissional (aliás, eu não tenho uma cozinha para chamar de minha), não sou formada em gastronomia, nunca cursei um curso de confeitaria, mas eu sempre tive muita curiosidade. Muita curiosidade talvez seja pouco para expressar meu nível de curiosidade. 
Hoje é muito fácil fazer pesquisa. Basta googlar sobre qualquer assunto e pronto. A informação está diante dos olhos. (Que facilidade a internet nos trouxe!) Após assistir vários vídeos eu fui à luta. Havia chegado o momento de colocar a mão na massa como eu gosto de fazer. 
Apesar da dificuldade de adquirir os ingredientes fiz o primeiro de muitos testes. Precisava acertar. Não sei quantas vezes repeti os processos. Com as várias tentativas adquiri alguns utensílios de cozinha como tapetes de silicone e balança digital. Pesquisei por papeis para utilizar em assadeiras. Descobri o papel antiaderente. Super funcional! Testei vários tipos de corante. Investi tempo, material e estudo para tentar reproduzir o macaron. Obsessão? 
Eu prefiro dizer que sou persistente. Encarei como desafio conseguir fazer macaron. Aliás, esta não foi a primeira vez que fui desafiada na cozinha. Sempre sou. Minha curiosidade me faz querer aprender coisas novas a todo o momento seja receitas, seja outros assuntos.  Coleciono vários erros e alguns gratificantes acertos. O macaron me desafiou e posso dizer que venci o desafio. 
O que é um docinho francês diante dos vários desafios que a vida nos revela? 
Quer saber? É só uma demonstração que eu posso superar desafios. 
Preciso responder diariamente quanto tempo, material e estudo eu estou disposta a investir para superar os desafios da vida. 
Certamente você também tem um desafio a vencer. Tome como exemplo a história que você acaba de ler. É possível superar o desafio. Levante-se! Vá à luta. Invista tempo, estudo e tudo que tiver à mão, só não fique parado. Você pode!

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Rocambole de Frango

Para o almoço de hoje: Rocambole de frango recheado com farofa de banana e bacon. Acompanhamentos: Salada, arroz branco, batatas sauté e molho velouté. 
Para a sobremesa: Banoffee pie
(Aceito encomendas para o rocambole de frango. Entrego pronto para assar). 
Entre em contato pelo e-mail msg.meusonhogourmet@gmail.com.


sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Mão na Massa

Eu amo massas.. Amo por a mão na massa!Fettuccine al sugo di pomodoro. Do macarrão ao molho tudo feito em casa. 




quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Amo Alfajores


Diferente do alfajor argentino o alfajor europeu não é feito com biscoitos. Ele é semelhante ao pão de mel, porém, não leva ovo na massa. Muito saboroso!

Agora estamos no Face

Acesse Meu Sonho Gourmet agora no Facebook.

quarta-feira, 27 de julho de 2016

Empadão de Frango

Ontem atendi ao desejo da minha mãe e fui para a cozinha. Fazia dias que ela queria comer "uma coisa". 
Se você não é mineiro, dificilmente vai entender o que isso quer dizer. 
Talvez, se juntar à "uma coisa" a palavra "gostosa", ajude. 
Frequentemente desejamos comer "uma coisa gostosa". No caso da minha mãe, essa coisa tem que ser salgada. Foi o que fiz, um empadão de frango com muito requeijão e mussarela. Sim, ela gostou e matou a vontade de comer "a coisa gostosa" kkkk.




sábado, 23 de julho de 2016

Regalitos desde Argentina

Recebi alguns presentinhos gostosos diretamente da Argentina. Imagine minha alegria, alfajores y dulces... Hummm que delícia!
Quando falamos de alfajores argentinos, nos lembramos da marca mais conhecida por aqui a Havanna. Mas, por lá, existem muitas outras marcas que oferecem alfajores muy ricos! 

Gracias mi amiga Lau, por certo voy a disfrutar! Abrazo y bendiciones!


Hermana Fia, gracias por este relago muy rico! Dulce de leche.

segunda-feira, 18 de julho de 2016

Fim de semana na cozinha...

Bolo de especiarias com recheio de doce de leite e cobertura de ganache. 


Bolo de aniversário p/ minha mãe. Recheio de ameixa com doce de leite. Cobertura de chantilly com leite em pó. Flores comestíveis de pasta de leite em pó.

segunda-feira, 27 de junho de 2016

Inspiração de fim de semana

Este fim de semana rolou inspiração. Preparei um lombo suíno ao forno e creme de beterraba. Minha mãe preparou um delicioso feijão tropeiro (alimento nobre hein! Com a alta do feijão...)


Para a sobremesa tivemos bolo prestígio. Não é por nada não, mas ficou top hein!


segunda-feira, 20 de junho de 2016

Trabalhos do fim de semana

Eu queria muito comer tortellini. O que fiz? Tortellini claro! Recheio de queijo minas e alho silvestre ao molho de tomate caseiro. Bom demais!!


Depois foi a vez de fazer bolo. Encomenda para casamento. Recheio de abacaxi e coco.


terça-feira, 14 de junho de 2016

Levei um bolo...

Calma aí... Explico! Levei um bolo para o chá de bebê da minha sobrinha Maria Eduarda. O tema do chá era "Tulipas". Olha aí o resultado:


* Bolo de chocolate com recheio de cereja coberto com pasta de leite em pó.

segunda-feira, 13 de junho de 2016

Pimenta

Gosto muito de pimenta. Na carne na salada, nos molhos, nas sopas não pode faltar a pimenta. Ah sim, a pimenta dá um toque todo especial no preparo de uma receita. 
Dentre elas gosto da pimenta calabresa, pimenta-de-bode, pimenta de cheiro, pimenta dedo de moça e pimenta do reino. Esta ultima, prefiro moída na hora. Para isso eu uso o moedor. O sabor é totalmente diferente da pimenta em pó que se compra no mercado.Não que eu seja colecionadora (apesar de que aí está algo que poderia colecionar), tenho três modelos diferentes de moedor de pimenta:
Esse foi o primeiro que comprei. Ele na verdade é um ralador. Possibilita variar a espessura que deseja ralar (mais fino ou mais grosso). Apesar de gostar da engenhoca, não é muito prático. Demanda um movimento cansativo com a mão.


Esse é um modelo clássico. Comprei um modelo de acrílico por um valor bem em conta e obviamente obtive o resultado compatível com o preço... 
O mecanismo deste modelo é melhor do que do primeiro. O ruim deste é que não permite regulagem. O grão é moído bem fino.

A foto é apenas ilustrativa, mas o modelo é bem conhecido. O produto é vendido em grandes mercados. Funciona super bem. Não é necessário muito esforço. O problema deste é que o grão é moído grosso ao contrário do modelo acima. 

Aí estão três opções de moedores. Todos tem vantagens e desvantagens. 
O melhor de se usar o moedor é obter o sabor mais realçado da pimenta. Vale muito a pena usar um destes.

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Rolê Gourmet II - Curitiba

Eu amo "burritos"... Espero que o Zapata venha logo para Uberlândia!



****
Motivação para andar pelo Bosque Alemão de Curitiba: Erika Confeitaria Alemã!

* Bolo de framboesa e chocolate. Hummm

domingo, 22 de maio de 2016

Rolê Gourmet I - Curitiba

Um dos meus programas favoritos quando estou com minha irmã é o “rolê gourmet”.  Não poderia ser diferente nesta minha ultima visita à Curitiba. Fomos ao Pátio Batel. O shopping, inaugurado em 2013, é voltado para um publico de alto padrão, nele estão instaladas lojas de grifes nacionais e internacionais. Ainda bem que ele não restringe visitas! (risos).


Nossa primeira visita foi ao restaurante Pobre Juan. Este restaurante é inspirado na Argentina e sua famosa parrilla. 



Eu amo carne e saborear uma carne boa me deixa muito feliz. Minha escolha dentro do cardápio do dia foi: empanada de carne (entrada), bife ancho e finas fritas (prato principal e acompanhamento) e pudim de doce de leite (sobremesa). Minha irmã escolheu para acompanhamento do prato principal legumes grelhados.






Quando estive na Argentina eu comi empanadas, bife de chorizo e muito doce de leite – muy ricos! Ao visitar o Pobre Juan eu senti falta de uma massa mais suave para as empanadas, embora estivesse muito boa. Quanto ao corte nobre, bife de ancho, estava muito saboroso. Só lamento ter que pedir para corrigir o ponto da carne. Eu pedi ao ponto para mais e veio ao ponto para menos. E para finalizar, o pudim estava ótimo. Foi um dinheiro muito bem empregado. Comi bem num lugar bacana e recebi um bom atendimento. 

Mais tarde visitamos a “Doce Fado”, uma doçaria e padaria típica Portuguesa.  Era só para ver a vitrina, mas... Não resisti e comprei um pastelzinho de Belém.  Estava divino! Nada a ver com os pasteizinhos que vemos por aí. O creme é muito suave e a massa folhada muito bem trabalhada.

Mesmo tendo visitado esta doçaria, fomos à  Passion du Chocolat. Já falei sobre esta cafeteria aqui. Lá comemos macarons. Desta vez não foi tão “uau”. Senti falta do sabor da farinha de amêndoas, o recheio estava muito doce e a aparência não estava tão uniforme. Este é um doce para se comer primeiramente com os olhos. Não foi o que aconteceu. Tive a sensação de que os macarons estão sofrendo o efeito da crise. Que pena!



Continua...

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Banoffee Pie

Fácil fácil! Poucos passos e um sabor muito bom garantido!


1. Triture no processador  200g de biscoito tipo maisena e 100g de manteiga formando uma farofa. 
Forre uma forma com fundo removível com a farofa. 
Leve ao forno a 180° por 15 min. Tire do forno e deixe esfriar.
2. Espalhe 400g de doce de leite por cima.
3. Forre com banana nanica em rodelas.


6. Bata na batedeira 200ml de chantily. Espalhe por cima da banana. 
7. Polvilhe chocolate em pó para decorar.
8. Leve à geladeira. Sirva fria.


domingo, 8 de maio de 2016

Almoço especial - Dia das mães

Hoje foi dia de dar folga para minha mãe e "ir para o fogão".
Arroz branco, camarão na moranga e salada e para a sobremesa: apple pie.

terça-feira, 3 de maio de 2016

Sanduba - Por que não?

Após o trabalho chego em casa "morrendo" de fome. 
Os dramáticos entendem esta minha afirmação, não é mesmo?
A verdade é que depois do expediente estou pronta para um lanche, com certeza!
E hoje animei preparar um sanduba de almondega. O bacon e a telha de queijo contribuíram com crocância e sabor. Simples, barato e delicioso!